28 maio

Postado por Janser Rojo em Educação Financeira, Renda Fixa | Comentários (2.741)

Como decidir qual o melhor investimento: RENDA FIXA

Uma dúvida que vejo presente em muita gente é a seguinte: “são tantas opções para investir meu dinheiro, como escolher a melhor entre elas?”. A intenção neste post é apresentar um passo-a-passo para a escolha do investimento que melhor se adequa ao seu perfil. Na verdade serão 2 posts, este 1º dedicado para RENDA FIXA e o 2º será para RENDA VARIÁVEL. Estou considerando aqui somente aqueles investimentos mais conhecidos e disponíveis para qualquer Pessoa Física mesmo com pouco dinheiro para investir. Vamos à receita!

 

1. Prazo

Quanto tempo pretende deixar o dinheiro aplicado? Isso faz toda a diferença, pois quanto maior o prazo, menor é o imposto cobrado sobre a rentabilidade.

Menos que 1 ano: se você é um pequeno investidor (até R$ 20 mil para investir), o melhor é deixar na poupança. Este é um investimento isento de imposto de renda, portanto ideal para quem vai usar o dinheiro no curto prazo.

Mais de 1 ano: para este período já vale a pena pensar em outros investimentos pois o menor imposto já permite uma maior rentabilidade. Siga para o próximo passo.

 

2. Quem vai cuidar do investimento?

Mais uma divisão acontece aqui, pois você pode escolher entre cuidar do próprio investimento ou pagar para alguém administrar o dinheiro por você.

   2.1. Cuidar do próprio investimento: Neste caso sua principal tarefa será ficar de olho na inflação (IPCA) e medidas que impactem no consumo da população que podem levar o Banco Central a subir ou descer a taxa de juros (Selic) no futuro. Pois é, cuidar do próprio dinheiro exige atenção ao que está acontecendo na economia. Está com vontade de continuar? Então o próximo passo será escolher entre Pré ou Pós-fixado (relembre através do post “Prefixado ou Pós-fixado: Como escolher?“)

      2.1.1. Prefixado: sua expectativa é de que a inflação seja mantida sob controle e o Banco Central possa abaixar mais os juros no futuro. Neste caso você tem 2 opções:

         1ª) CDB Pré: emprestar dinheiro para o banco a uma taxa fixa por determinado período. Cuidado! Antes de decidir, compare a taxa que lhe passarem com a 2ª opção abaixo

         2ª) Títulos Públicos: emprestar dinheiro para o governo através do Tesouro Direto (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/). Você poderá escolher entre a LTN ou NTN-F. Para quem nunca ouviu falar, este tipo de investimento pode parecer difícil, mas não é. Este link pode lhe ajudar a entender melhor como funciona (http://www.cblc.com.br/cblc/hotsites/TesouroDireto/player.asp) e também o Camilo escreveu um post dedicado à LTN (“Investindo no Tesouro Direto – Parte 1: LTN“)

 

      2.1.2. Pós-fixado: Sua expectativa é de que a inflação saia de controle e o Banco Central tenha que aumentar os juros no futuro para contê-la. Neste caso, as mesmas 2 opções, mas agora na modalidade “Pós”:

         1ª) CDB Pós: emprestar o dinheiro para o banco a uma porcentagem (%) do CDI (mais um post para ajudar a relembrar: “Investindo em CDB: emprestando dinheiro para o banco”). Cuidado pois se essa % for baixa (menor do que 95% CDI, por exemplo) vale a pena olhar para a opção abaixo.

         2ª)Títulos Públicos: você poderá escolher entre a LFT (segue a Selic) ou NTN-B (segue a inflação).

 

DICA: já existem boas opções disponíveis para Pessoa Física que mesmo com pouco dinheiro conseguem uma boa taxa no CDB. É o caso, por exemplo, do CDB DIRETO (http://www.cdbdireto.com.br/). Até R$ 70 mil, este investimento conta com a mesma segurança da Poupança, pois é coberto pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). De qualquer forma, só invista caso entenda bem como funciona o investimento e os riscos (Rubens fala um pouco sobre os riscos em “Todo Investimento tem risco?”).

 

   2.2. Pagar para administrarem seu dinheiro: não está preparado para tomar suas próprias decisões de investimento ou não quer ter trabalho com isso? Você pode contratar alguém para tomar as decisões por você, mas lembre-se: fique de olho na taxa de administração, pois é o quanto estão lhe cobrando para este serviço.

      2.2.1. Quer ter a liberdade de mudar o dinheiro de lugar de tempos em tempos: o melhor então é colocar o dinheiro em um Fundo de Investimentos. Neste caso o gestor vai decidir o que fazer com o montante disponível e, caso você não esteja feliz com o desempenho, pode trocar o dinheiro de fundo (lembre-se da questão do prazo para não pagar tanto imposto, procure manter pelo menos 1 ano o dinheiro em cada lugar).

 

      2.2.2. Quer renda na aposentadoria: sua melhor opção então é a Previdência Privada. Nesta modalidade há incentivos fiscais para quem deixa o dinheiro por mais tempo, por isso é considerada ideal para quem não pensa em mexer no dinheiro por um longo período. Existem 2 tipos principais de Previdência para escolher:

         A) PGBL: para quem já faz a declaração de imposto de renda pelo modelo COMPLETO, tem imposto retido na fonte e aplica menos de 12% da renda bruta anual.

         B) VGBL: para quem faz a declaração pelo modelo SIMPLIFICADO ou é isento ou então já atingiu os 12% de investimento da renda bruta e quer aplicar o restante.

Para qualquer um destes tipos, você vai ter que escolher qual tabela de imposto seguir. Como regra geral, caso pretenda deixar o dinheiro por mais de 6 anos, opte pela tabela REGRESSIVA. Caso contrário, escolha a tabela PROGRESSIVA.

 

Espero que com essa receita fique mais fácil escolher qual investimento em RENDA FIXA melhor se adapta a você. Nada impede de colocar um pouco em cada e experimentar na prática as vantagens e desvantagens de cada um. É um ótimo exercício para ganhar confiança e tomar uma decisão mais consciente quando juntar uma quantia maior.

No próximo post falarei sobre a tomada de decisão para investimentos em RENDA VARIÁVEL.

Prosperidade a todos!

Facebook Twitter Google Plus Pinterest Email
Comentários

Fatal error: Allowed memory size of 67108864 bytes exhausted (tried to allocate 32768 bytes) in /home/storage/9/1a/c7/somainvest1/public_html/wp-includes/functions.php on line 5830