16 fev

Postado por Camilo Cavalcanti Jr. em Renda Fixa | Comentários (3.040)

Prefixado ou Pós-Fixado: Como Escolher?

O que precisamos levar em conta ao escolhermos um investimento prefixado ou pós-fixado?

Em primeiro lugar, precisamos lembrar que os preços de títulos pré e pós fixados são encontrados com base em expectativas. Vamos para um exemplo prático: hoje o mercado espera amplamente que o Banco Central reduza, em suas próximas reuniões, a taxa SELIC para algo em torno de 9% ou 9,5% (atualmente se encontra em 10,5%). Vale muito ficar prefixado se você acreditar que a taxa SELIC será menor que a esperada pelo mercado. Pois podemos entender investimentos desta maneira como descontos: é melhor ter um desconto de 9,5% ou de 8,5%? Assim seu investimento terá um rendimento maior que o esperado pelo mercado financeiro.

Agora, se você acredita que o Banco Central logo comece um ciclo de aumento da taxa SELIC, um investimento pós-fixado acaba sendo uma boa aposta. Pois a cada vez que ele aumentar a taxa de juros, seu investimento passará a render mais. Da mesma maneira, a cada vez que ele baixar a taxa de juros, seu investimento passará a render menos.

Mas e se eu não acho nada? Não tenho a menor idéia se o Banco Central vai aumentar ou diminuir os juros do país?

Investimentos pós-fixados costumam ser mais seguros, porque de qualquer maneira vão acompanhar os juros da economia. No caso dos prefixados, existe o risco de você fechar uma operação com 9,5% de taxa, e por algum motivo, algum fato da economia nacional ou mundial, logo esta taxa aumentar… e você continuará recebendo apenas 9,5%.

E o que isso implica? Que prefixados nos fazem saber o quanto receberemos no fim do período, mas corremos um risco maior de descolamento dos juros do país, seja para cima ou para baixo. E que pós-fixados são mais seguros quanto a acompanhar os juros da economia, mas que só saberei o rendimento que tive ao final do período de vencimento do título.

 

Por hoje é isso, pessoal. Agora já sabemos o que são investimentos prefixados e pós-fixados. E conhecemos mais uma opção de investimento em renda fixa. Não podemos esquecer que muitas coisas afetam os preços dos CDB, e que se um banco paga hoje 100% do CDI, não significa q amanhã ele continuará pagando isso. Nem mais que isso. Nem menos. Depende da situação do banco (seu fluxo de caixa, empréstimos, operações), da situação da economia, de possíveis medidas do banco central para estimular (ou não) o crédito, etc… E é melhor nos acostumarmos a essas variáveis. Daqui pra frente, elas sempre estarão presentes de alguma forma em nossas análises de investimentos.

 

Saudações

Facebook Twitter Google Plus Pinterest Email
Comentários

Fatal error: Allowed memory size of 67108864 bytes exhausted (tried to allocate 71 bytes) in /home/storage/9/1a/c7/somainvest1/public_html/wp-includes/comment.php on line 3002